terça-feira, 4 de outubro de 2011

1° Período Integral

PROFESSORAS: MARICLEI O. MATIAS GOMES  E ROSILAINE RODRIGUES LIMA


PROJETO DE LITERATURA: A CAIXA DE PANDORA


A Literatura Infantil pode ser considerada como linguagem universal, pois através dela vamos nos relacionar com o mundo tornando-o nosso.

Desta forma, a Literatura Infantil pode facilitar o contato da criança com o estabelecimento de relações mais sistemáticas com o mundo literário. Assim, oportuniza aos sujeitos serem agentes ativos, participativos e críticos, dentro de um processo cultural e social. Neste sentido, torna-se relevante trabalhar com este tema no contexto educativo infantil, possibilitando descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de oportunidades para a expansão da vida com emoção e prazer.

A literatura infantil possibilita descobrir um mundo imenso de idéias novas, que ao ouvir as histórias possam sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, alegria, bem-estar e tantas outras mais, passando a viver tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve.

Entende-se que o investimento de um projeto desta natureza, no cenário da educação infantil é relevante porque poderá desenvolver a aprendizagem do educando em todas as áreas do conhecimento. Estudar literatura é basicamente atrair novas habilidades de leitura. A este propósito a Literatura Infantil não é fonte, mas caminho, é meio, é ação que se pratica quando já se sabe muito, e não é ponto de partida para o saber por isso a sensação prazerosa de estar aprendendo. O hábito de leitura deve ser estimulado nos primeiros anos de vida escolar e estender-se por todo grau de escolaridade do aluno.


INÍCIO DO PROJETO, FOI LIDA A HISTÓRIA DA PANDORA, AS CRIANÇAS SENTARAM NA COLCHA DE RETALHO E PUDERAM VER OS LIVROS DA CAIXA LIVREMENTE.



















DRAMATIZAÇÃO DA MÚSICA “A LINDA ROSA JUVENIL”


















TEATRO DE SOMBRAS COM A HISTÓRIA “MARIA VAI COM AS OUTRAS”. A HISTÓRIA FOI CONTADA TAMBÉM PARA A TURMA DO BERCÁRIO II, DEPOIS AS CRIANÇAS PUDERAM MANUSEAR OS PERSONAGENS, FORAM APRESENTADOS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA E OUTRAS FIGURAS.





















DESFILE CÍVICO (SEMANA DA PÁTRIA). O TEMA ENFATIZOU A LITERATURA POR MEIO DAS HISTÓRIAS DOS CONTOS CLÁSSICOS.




0 comentários:

Postar um comentário