sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Visita a Cidadela Cultural

As turmas de 1° e 2° período e maternal do CEI Pedro Colin, acompanhados pelas suas professoras e pela coordenadora Vera Lúcia Klemer, fizeram, nessa quarta-feira, 28/09/2011, visita monitorada às exposições “lúdico.cotidiano”; “Contaminações – linhas de infância” e à exposição “Internas”- desenhos e esculturas de Marta Berger, Poesias de Elvira Federici e fotografias de Hans M.C. Basso.


As crianças chegaram ao Museu de Arte de Joinville-MAJ, onde foram recepcionadas e fizeram uma breve visita ao local. A seguir, foram caminhando à Cidadela Cultural.





As exposições proporcionaram muita interação entre as crianças e as obras. Apesar de as obras já terem uma proposta de interação, foi surpreendente ver como as crianças, que têm entre 3 e 5 anos, observaram, apreciaram e interagiram com as obras e fizeram perguntas aos monitores, Pedro e Eduardo.











A exposição “lúdico.cotidiano” apresenta uma proposta de mostra diversificada nos modos de fazer, um jogo com as formas, cores e com as linhas do desenho. As obras mostram o jogo da construção e desconstrução presentes em nossa vida desde a infância.


Na exposição “Contaminações – Linhas da infância”, 5 artistas apresentam 25 obras em que, por meio da fotografia, artes plásticas e pintura, promovem provocação e reflexão sobre as obras, sobre as intervenções e também sobre acessibilidade.


E na mostra da artista plástica Marta Berger, da poetisa e filósofa Elvira Federici e do fotógrafo Hans Basso, as crianças apreciaram as fotografias, esculturas, os desenhos com nanquim e ficaram surpresas e reflexivas com as obras da gaiola, em que seres, em vez de pássaros, estão dentro das gaiolas. E por que esses seres teriam muitos pés, braços e mãos? Tudo foi observado e questionado pelas crianças.


Mais tarde vim a saber que a proposta da gaiola para aqueles seres, não era de prendê-los, mas sim, protegê-los.





Após as visitas às 3 exposições, as crianças do 1° e 2° período ainda foram conhecer o “Atelier do Artista”, no Galpão da AAPLAJ, onde havia naquele momento diversos artistas trabalhando. Eles puderam ver alguns trabalhos, como esculturas, caixa de passarinho, entre outras atividades. Alguns artistas fizeram demonstração de trabalho em argila e as crianças tiveram a oportunidade de mexer com argila.


















Graças a essas 3 exposições e também ao trabalho motivador dos monitores, as crianças passaram uma tarde de vivência cultural e artística na Cidadela Cultural. Foram momentos de muitas experiências e aprendizagens.


Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br/identidades/2011/09/29/cei-pedro-colin-do-bairro-itinga-joinville-visita-o-museu-cidadela-cultural/

0 comentários:

Postar um comentário