segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O NATAL NO CEI COMEÇOU ASSIM...

        QUEREMOS AGRADECER A VOCÊS...(Vilmar,Lecenilce,Juliana,Glaucia,Vanessa e todos os pais pela colaboração)




Agradecer é admitir que houve momentos em que se precisou de algém;é reconhecer que ninguem jamais poderar lograr para sí o dom de ser auto- suficiente





Ninguém cresce sozinho:sempre é preciso um olhar de apoio,uma palavra de incentivo,um gesto de compreensão, uma atitude ,uma união ou melhor uma equipe unida.





Uma grande equipe é aquela que está disposta a desenvolver nas pessoas
capacidades até o ponto em que elas eventualmente  ultrapassem o seu conhecimento e habilidade.


 fotos( lecenilce t.o. santos)

  A FAMÍLIA PEDRO COLIN AGRADECE A DEDICAÇÃO E ESFORÇO DE TODOS VOCÊS.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Camaleão( iguana) ou papa-vento?

PAPA VENTO (Enyalius iheringii)


Características : 
Habitat :Mata Atlântica
Ocorrência : do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul
Hábitos : é uma espécie diurna, ativa durante todo o dia, que passa a maior parte do tempo imóvel, camuflando-se em pequenos arbustos. Geralmente, é encontrado na folhagem que recobre o solo e nas partes baixas das árvores, mas podem mesmo dividir o topo das árvores com lagartos como o Iguana ou as rochas com o lagarto preto. Se encurralado, não teme dar grandes saltos para fugir de seus predadores, mesmo que caiam de alturas consideráveis. Inofensivo, é ágil em troncos de árvores, onde sobe com grande rapidez. Pode mudar de cor quando se sente ameaçado.
Alimentação : insetívoro, principalmente cupins e formigas, que costumam capturar na parte mais baixa dos troncos de árvores. Desempenha importante papel no controle populacional de insetos.
Reprodução : a época de reprodução coincide com o aumento da temperatura e, portanto, com o aumento do número de insetos da mata. As fêmeas têm entre 10 a 15 cm quando atingem a idade reprodutiva, e sua postura é realizada, em geral, no auge do verão, e ao eclodirem, no outono, ainda há insetos o bastante para alimentar bem os filhotes. Desova geralmente no solo da mata entre 05 e 15 ovos por postura, que eclodem após 70 dias de incubação .Vive aproximadamente por 10 anos.




OU>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>




CAMALEÃO (Iguana iguana)



Características : é um dos lagartos de maior porte da América do sul. Possui escamas que lhe conferem um aspecto ameaçador. P odem ultrapassar os 2 m de comprimento, sendo 2/3 o comprimento da cauda e pesar de 4 a 9 kg . O corpo é forte e relativamente comprido. Cabeça grande, triangular. Os membros são bem desenvolvidos e fortes e os dedos compridos , tanto das mãos quanto dos pés . Apresentam na cabeça uma prega de pele na região gular, tipo um saco que o animal estufa quando irritado e uma crista no alto da cabeça que se prolonga na parte dorsal, característica essa que se acentua mais nos machos. Levanta a ponta da crista que possui da nuca até a cauda. A coloração geral é verde intenso nos jovens e vai escurecendo com a idade até chegar ao marrom ou cinza, mas alguns adultos mantém a coloração verde. O ventre é esbranquiçado e liso. Muda de cor para se camuflar entre a vegetação e passar despercebido. As escamas são altamente variáveis, sendo as da cabeça em geral pequenas e irregulares, as dorsais também
são pequenas e as ventrais são maiores e raramente dispostas em fileiras regulares. Apresentam enorme escama arredondada embaixo do tímpano, característica determinante na identificação da espécie. Não possuem a língua projetável como o camaleão verdadeiro da África.
Habitat : matas úmidas, cerrados, restingas e caatingas.

Ocorrência : do México ao Brasil Central e Paraguai.
Hábitos : são ágeis tanto nas árvores quanto na água, nadando e mergulhando com perfeição. E spécie arborícola e vive próximo à cursos d'água, é uma excelente nadadora. D e vez em quando descem ao solo. São animais sociais, grandes grupos são normalmente encontrados se alimentando ou descansando nas árvores ou envolta delas. Os machos são mais agressivos que as fêmeas, e são bastante territorialistas. Normalmente fogem quando atacadas, mas quando não ha jeito de escapar, se defendem com mordidas e golpes com sua cauda.
Alimentação : filhotes e jovens se alimentam preferencialmente de insetos, os adultos, por outro lado, tornam-se quase que exclusivamente vegetarianos, e um dos seus "pratos" preferidos é a flor do hibisco.
Reprodução : a fêmea põe até 30 ovos, que enterra na areia para serem incubados. Os ovos são elásticos e inquebráveis. A eclosão se dá após 65 a 115 dias de incubação. Os filhotes, ao nascerem, têm em torno de 20 cm de comprimento e atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade. Após o nascimento os jovens migram para regiões mais úmidas. No período reprodutivo, é comum os machos travarem batalhas por uma fêmea, mas sempre o macho perdedor desiste da batalha e sai ileso.
Ameaças : caça e destruição do habitat

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

visita ilustre ao Cei Pedro colin..... confiram....

No primeiro momento todos queriam saber que bicho é este?
Então se ouviu alguém dizer acho que é um filhote de lagarto.





Após alguém afirmou.. gente é um camaleão, e todos ficaram curiosos pra ver se ele realmente era um camaleão,e se fosse um, todos queriam que ele mudasse de cor e foi diversão coletiva,todos queriam tocar,cuidar,  ficaram eufóricos com tanta felicidade,olhem só...





                                 
                                          

   fotos (Rosilaine Rodrigues)
  

                                         EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA


O Papa-vento - Enyalius iheringii. Pode ser encontrado na Mata Atlântica, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. São grandes comedores de insetos, principalmente cupins e formigas, que costumam capturar na parte mais baixa dos troncos de árvores, onde passam a maior parte do seu tempo. Esta dieta os torna muito importantes para evitar a superpopulação destes insetos que podem ser prejudiciais. Tanto é que sua época de reprodução coincide com o aumento da temperatura e, portanto, com o aumento do número de insetos da mata. As fêmeas têm entre dez a quinze  cm quando atingem a idade reprodutiva, e sua postura é realizada, em geral, no auge do verão, e ao eclodirem, no outono, ainda há insetos o bastante para alimentar bem os filhotes. Quando adultos, elas podem chegar até 35 cm, e eles, até 30 cm. Algumas pessoas chamam o papa-vento de camaleão, devido à sua semelhança com o camaleão verdadeiro, que vive apenas na África. Porém, apesar de poder mudar o tom de sua coloração entre claros e escuros, ele não o faz rapidamente nem com tanto detalhamento como faz o camaleão. Ainda assim, é um animalzinho que se vale muito mais da camuflagem para se defender que da agressividade, e você pode estar a menos de um metro de um deles e não conseguir vê-lo. Se encurralado, não teme dar grandes saltos para fugir de seus predadores, mesmo que caiam de alturas consideráveis. Geralmente, é encontrado na folhagem que recobre o solo e nas partes baixas das árvores, mas podem mesmo dividir o topo das árvores com lagartos como o Iguana ou as rochas com o lagarto preto. Mas só as pessoas com os olhos bem atentos conseguem vê-lo. Texto de Ricardo Avari – Biólogo da Divisão de Ciências Biológicas. Fonte do texto: www.zoologico.sp.gov.br/repteis/papavento.htm





                                                  
                                             

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SER CRIANÇA

SER CRIANÇA


Uma criança é um ser nobre, que não vem ao mundo sem nada.
Traz consigo o brilho nos olhos de quem a espera, e os sonhos daqueles que a desejam.
Ser criança é se aconchegar no calor materno durante um sono limpo e ingênuo.
Surpreender na primeira bocejada, no primeiro riso, e nos primeiros passos.
Enfiar no coração de quem a ama um momento de pureza e felicidade.
Ousar arrancar um sorriso bobo de lábios ríspidos e até um pouquinho de inveja dos que não tem mais a pureza da inocência.
Ser criança é ser uma alegria completa. Por inteiro. Plena.
É recolher os carinhos dos mais velhos, e trazer para o orgulho interno, a satisfação da realização e o deleite de momentos mágicos.
É descobrir um mundo inteiro num grão de areia.
Poder interagir momentos de amor, e trocar amizade.
Poder partilhar e compartilhar humildade.
É ser simples como o sol, encantador como lua, e intempestivo como o vento.
Representar as esperanças intangíveis e o futuro incerto.

Autor: Sidnei Marcomini

PROJETO: OS SENTIDOS Maternal 1 Integral e Vespertino

Nesta idade a criança está descobrindo seu corpo explorando suas possibilidades e sensações descobrindo a si mesmo a cada dia também através da interação.
com os objetos, explorando-os para compreender o mundo à sua volta buscando construir conceitos.
Portanto, é importante propiciar à criança o reconhecimento dos órgãos dos sentidos, através da observação do próprio corpo e de outros à sua volta, nomeando esses órgãos e explorando suas possibilidades. Também a visualização, exploração, o contato e o manuseio de diversos objetos que compõe o universo que compõe as cores, as formas, as texturas, os sons e os cheiros, possibilitando às crianças identifica-los e resignificá-los ampliando seu conhecimento de mundo.
Para que a criança construa conhecimento através da ação planejamos situações de aprendizagem que utilizem além do próprio corpo, materiais concretos variados diversificando as possibilidades de interação com os colegas e com os espaço. Além de diversos textos como literatura infantil, músicas e receitas.
O estímulo dos sentidos é fundamental para o processo de aprendizagem. A educação infantil fornece a base da educação, pois cada criança possui uma forma de aprender, a maioria utiliza um sentido mais que o outro no processo de aprendizagem, sejam estes a visão, paladar, olfato, audição ou o tato.
Este projeto tem como objetivo propiciar diversas situações de aprendizagem para reconhecer e nomear os órgãos dos sentidos; estimular os sentidos; proporcionar o conhecimento de si mesmo, do outro e do mundo à sua volta e a possibilidade de articular e transformar os sentidos em aliados numa aprendizagem significativa e transformadora.
Como parte do nosso projeto realizamos um passeio à Agrícola da Ilha , visitamos diversos espaços que estimularam os sentidos. O passeio foi cheio de novidades para as crianças que aproveitaram cada momento.

PROFESSORAS: MARIZE LEITE E MARIA IZABEL ROCHA


AUXILIARES: RAQUEL C. DA SILVA, SILVIA M. AP. S. SCHULTT, JULIANA V. CHIMINELLI.

Passeio a Agrícola da Ilha - Maternais 1A Integral e 1B Vespertino


Maternal 1Vespertino





Maternal 1 Integral




Momentos  do passeio a Agrícola da Ilha.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

HUMM FESTIVAL DE SABORES, CORES, CHEIROS E FORMAS EM NOSSA HORTA E POMAR,

Em 17 de agosto aconteceu a reunião de pais para entrega do portfólio e avaliações deste primeiro semestre.  Promovemos uma dinâmica onde vivenciaram uma gostosa atividade muito comum na rotina das crianças do CEI, explorando os alimentos fazendo referência ao PROJETO DA TURMA: HUMM FESTIVAL DE SABORES, CORES, CHEIROS E FORMAS EM NOSSA HORTA E POMAR, e contemplando todos os eixos que devem ser trabalhados na educação infantil: linguagem oral e escrita, matemática, movimento, artes, música e natureza/ sociedade.  Os pais com seu filhos manipularam os legumes, verduras e fruta, percebendo a forma, a cor, cheiro, tamanho, textura, posteriormente picaram os alimentos e com o auxilio da cozinheira foi preparada uma deliciosa sopa que foi degustada ao final da reunião.
ACOMPANHE ABAIXO  IMAGENS DESSE MOMENTO DAS CRIANÇAS COM OS PAIS DO 1º PERÍODO VESPERTINO DA PROFª ANDRÉIA.

HUMM FESTIVAL DE SABORES, CORES, CHEIROS E FORMAS EM NOSSA HORTA E POMAR. 1 º Período Vespertino


Made with Slideshow Embed Tool

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cultivando morangos 1º Período Vespertino -Profª Andréia


Para despertar o gosto pelo cultivo de plantas cada criança preparou em um potinho uma mudinha de morango para ser transplantada em casa com a participação da família, apreciando o processo do seu desenvolvimento e posterior degustação.

“Vida de espantalho” 1º Período Vespertino



 
Trabalhando a partir da música “vida de espantalho” as crianças se familiarizaram com este personagem conhecendo melhor sua função, ou seja, afastar os pássaros que possivelmente possam danificar a plantação.
Surgiu então a idéia de construirmos um espantalho com trapos, palhas, restos de EVA para enchimento do corpo e outros apetrechos para complementar o rosto.
Quando o espantalho ficou pronto fomos até a horta fixá-lo.



Dia dos Pais -Turma da profª Andréia


Em homenagem aos papais e enfatizando o projeto onde trabalhamos a horta, o pomar e frutas, convidamos as mamães e vovós, para auxiliarem na confecção de um sache perfumado em formato de fruta, costurando com as crianças.


 Produzimos a essência com sagu, fragrância de maça verde e maracujá com fixador e colocamos dentro das frutinhas de feltro
Para finalizar decoramos o fio com miçangas para pendurar no carro ou em outro lugar de sua preferência.


        Para festejarmos essa data tão especial que é o dia dos pais os convidamos para participarem de uma tarde recreativa no CEI em companhia dos filhos... 




 ...muito orgulhosas as crianças finalizaram com a entrega da lembrancinha. 

Cuidando da Horta. 1º Período Vespertino -Profª Andréia