sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Visita a Cidadela Cultural

As turmas de 1° e 2° período e maternal do CEI Pedro Colin, acompanhados pelas suas professoras e pela coordenadora Vera Lúcia Klemer, fizeram, nessa quarta-feira, 28/09/2011, visita monitorada às exposições “lúdico.cotidiano”; “Contaminações – linhas de infância” e à exposição “Internas”- desenhos e esculturas de Marta Berger, Poesias de Elvira Federici e fotografias de Hans M.C. Basso.


As crianças chegaram ao Museu de Arte de Joinville-MAJ, onde foram recepcionadas e fizeram uma breve visita ao local. A seguir, foram caminhando à Cidadela Cultural.





As exposições proporcionaram muita interação entre as crianças e as obras. Apesar de as obras já terem uma proposta de interação, foi surpreendente ver como as crianças, que têm entre 3 e 5 anos, observaram, apreciaram e interagiram com as obras e fizeram perguntas aos monitores, Pedro e Eduardo.











A exposição “lúdico.cotidiano” apresenta uma proposta de mostra diversificada nos modos de fazer, um jogo com as formas, cores e com as linhas do desenho. As obras mostram o jogo da construção e desconstrução presentes em nossa vida desde a infância.


Na exposição “Contaminações – Linhas da infância”, 5 artistas apresentam 25 obras em que, por meio da fotografia, artes plásticas e pintura, promovem provocação e reflexão sobre as obras, sobre as intervenções e também sobre acessibilidade.


E na mostra da artista plástica Marta Berger, da poetisa e filósofa Elvira Federici e do fotógrafo Hans Basso, as crianças apreciaram as fotografias, esculturas, os desenhos com nanquim e ficaram surpresas e reflexivas com as obras da gaiola, em que seres, em vez de pássaros, estão dentro das gaiolas. E por que esses seres teriam muitos pés, braços e mãos? Tudo foi observado e questionado pelas crianças.


Mais tarde vim a saber que a proposta da gaiola para aqueles seres, não era de prendê-los, mas sim, protegê-los.





Após as visitas às 3 exposições, as crianças do 1° e 2° período ainda foram conhecer o “Atelier do Artista”, no Galpão da AAPLAJ, onde havia naquele momento diversos artistas trabalhando. Eles puderam ver alguns trabalhos, como esculturas, caixa de passarinho, entre outras atividades. Alguns artistas fizeram demonstração de trabalho em argila e as crianças tiveram a oportunidade de mexer com argila.


















Graças a essas 3 exposições e também ao trabalho motivador dos monitores, as crianças passaram uma tarde de vivência cultural e artística na Cidadela Cultural. Foram momentos de muitas experiências e aprendizagens.


Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br/identidades/2011/09/29/cei-pedro-colin-do-bairro-itinga-joinville-visita-o-museu-cidadela-cultural/

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia nacional do Sorvete -23 de Setembro

Dia 23 é o Dia Nacional do Sorvete, descobrimos esse  ano!

O Sr.Alessandro da Tand Fruit trouxe essa informação para nós e também o sorvete. Hummm


adivinhem o que estávamos esperando?

será que vai demorar muito??

Obaaa!!! Já vai começar , vamos saborear.

Que delícia! Muito Bom.


  O sorvete é considerado um alimento completo porque possui proteínas, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, além de conter cálcio e vários minerais essenciais para o nosso corpo.




Geladinho bem gostoso! Pode sempre comemorar com a gente!


O meu é de abacaxi e flocos, quer um pouquinho??

Muita gente acha que o sorvete é um alimento apenas para o verão, mas saiba que se deliciar com uma taça ou uma casquinha é gostoso e nutritivo sempre

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nossas turmas....2011


1° Período Integral -Professoras : Mariclei e Rosilaine



1° Período Vespertino- Professora : Andréia e Professora : Maria Salete ( volante)




2°Período Matutino-Professora : Francoyse e Professora : Janinha( volante)




2° Período Integral- Professoras : Everli e Raquel e Auxiliar volante: Raquel

Nossas turmas....2011

Maternal 2A-Professora : Micheli e Auxiliares : Glaucia e Gislayne


 Maternal 2B- Professora :Vanessa e Auxiliares: Josiane e Lecenilce . Auxiliar de Inclusão: Elidiana


Maternal 2C- Professora: Roseli e Auxiliar : Juliana

Nossas turmas....2011

 Berçário 1- Professora: Rosimar e Rosane ( volante)  Auxiliares : Janete e Josiane


 Berçário 2A -Professor : Marcelo e Auxuliares: Cirlé e  Vianesa


Berçário 2B - Professora :Vânia e Auxiliares: Cristina e Priscila



Martenal 1 A- Professora : Marize e Auxiliar : Silvia



Maternal 1 B-Professora : Maria Izabel e Auxiliar : Juliana

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vídeo pelo dia da diretora

Parabéns pelo seu dia Rosane !

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

É o segundo semestre chegou e estamos com a corda toda.vejam só o cei PEDRO COLIN foi noticia...Projeto de educação patrimonial CEI Pedro Colin – Joinville/SC

22 de agosto de 2011

Boa tarde!

Hoje visitei o CEI Pedro Paulo Colin, no bairro Itinga, em Joinville-SC. Conversei com a Professora Vera, coordendora do CEI, que participou ano passado do Curso de Educação Patrimonial do Projeto PATRI na UNIVILLE.

Preciso começar elogiando o CEI, sua estrutura, organização e empenho de todos os professores. A escola é grande, é nova, tem aproximadamente 280 crianças de 0 a 5 anos.

Vou apresentar o projeto de Educação Patrimonial da equipe do CEI, cujo nome é “Construindo sua História no Brincar”. O projeto engloba 3 grandes grupos de atividades. Duas atividades envolvem tanto as crianças quanto os familiares (pais e avós), no tema brincadeiras. Duas atividades já tiveram início e estão sendo desenvolvidas ao longo do ano. A 3a atividade envolve uma artista plástica joinvilense, que fará visitas ao CEIe desenvolverá trabalhos com as crianças. Talvez seja possível também que as crianças visitem seu atelier. Haverá ainda uma grande exposição dos trabalhos, com a presença dos profissionais, das crianças e dos pais e familiares.

Gostaria de apresentar as professoras e a coordenadora, que trabalham nos projetos ligados à arte e educação patrimonial:

Coordenadora Pedagógica Vera Lúcia Klemer; Professora Maria Salete; Professora Janinha; Professora Rosane; Professora Everly e Professora Raquel. E ainda, a diretora Rosane Schroeder e a auxiliar de direção Maristela.
É viramos noticia.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

2º SEMESTRE CHEGOU


Bem o 2º semestre chegou e vamos movimentar , aos poucos nosso Blog, que ficou meio paradinho! Em breve, novidades! Aguardem...