terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROJETO: OS SENTIDOS Maternal 1 Integral e Vespertino

Nesta idade a criança está descobrindo seu corpo explorando suas possibilidades e sensações descobrindo a si mesmo a cada dia também através da interação.
com os objetos, explorando-os para compreender o mundo à sua volta buscando construir conceitos.
Portanto, é importante propiciar à criança o reconhecimento dos órgãos dos sentidos, através da observação do próprio corpo e de outros à sua volta, nomeando esses órgãos e explorando suas possibilidades. Também a visualização, exploração, o contato e o manuseio de diversos objetos que compõe o universo que compõe as cores, as formas, as texturas, os sons e os cheiros, possibilitando às crianças identifica-los e resignificá-los ampliando seu conhecimento de mundo.
Para que a criança construa conhecimento através da ação planejamos situações de aprendizagem que utilizem além do próprio corpo, materiais concretos variados diversificando as possibilidades de interação com os colegas e com os espaço. Além de diversos textos como literatura infantil, músicas e receitas.
O estímulo dos sentidos é fundamental para o processo de aprendizagem. A educação infantil fornece a base da educação, pois cada criança possui uma forma de aprender, a maioria utiliza um sentido mais que o outro no processo de aprendizagem, sejam estes a visão, paladar, olfato, audição ou o tato.
Este projeto tem como objetivo propiciar diversas situações de aprendizagem para reconhecer e nomear os órgãos dos sentidos; estimular os sentidos; proporcionar o conhecimento de si mesmo, do outro e do mundo à sua volta e a possibilidade de articular e transformar os sentidos em aliados numa aprendizagem significativa e transformadora.
Como parte do nosso projeto realizamos um passeio à Agrícola da Ilha , visitamos diversos espaços que estimularam os sentidos. O passeio foi cheio de novidades para as crianças que aproveitaram cada momento.

PROFESSORAS: MARIZE LEITE E MARIA IZABEL ROCHA


AUXILIARES: RAQUEL C. DA SILVA, SILVIA M. AP. S. SCHULTT, JULIANA V. CHIMINELLI.

0 comentários:

Postar um comentário